• TACIANA NAKALSKI

Piso de Madeira: Como escolher?

O revestimento para o piso é uma das etapas mais importante para qualquer projeto, e o piso de madeira é uma das opções que mais vem se destacando por ser um material nobre que valoriza a casa e garante o toque de classe e elegância a qualquer ambiente.


Mas antes de aplicar um revestimento é necessário pensar em diversos aspectos, como por exemplos, estética, cuidados e manutenção. Pensando nisso montamos um guia simplificado, para ajudar você nessa escolha.


Qual a Diferença entre os Pisos de Madeira?

Existe quatro principais tipos de piso de madeira que você pode utilizar. Cada qual possui o seu estilo, tamanho, aplicação e resistência.


- Piso Pronto de Madeira

Com instalação rápida e prática o piso pronto é fabricado com madeira maciça, não é necessário acabamento e nem raspagem. Para garantir a alta durabilidade, resistência e brilho intenso, o piso pronto recebe nove camadas de verniz e proteção UV.

A principal vantagem que você tem com esta opção, é que você poderá usar o ambiente após três horas da aplicação.


- Assoalho de Madeira

As tabuas de madeira maciça são ideais para pessoas que buscam por mais sofisticação, beleza e versatilidade.

Elas possuem largura determinada e comprimentos variados, a sua instalação é supersimples, porque o material é fixado direto no contrapiso. Porém depois é necessário realizar o acabamento com cera ou verniz.


- Tacos de Madeira

Os tacos de madeira foram desenvolvidos para proporcionar conforto térmico e beleza ao cômodo. Em placas retangulares ele pode ser trabalhado de diferentes formas, sendo muito versátil.

Sua aplicação é feita no contrapiso com uma cola de alta resistência.


- Decks

Produzido com madeiras resistentes como Cumaru e Ipê, o deck é a única alternativa indicada para ser usada em áreas de lazer, piscinas e jardins.


Principais Vantagens do Piso de Madeira:


- Estética

Essa é uma das grandes vantagens da madeira, sua aplicação transmite uma sensação de sofisticação ao espaço, além de criar um ambiente mais aconchegante e confortável.


- Versatilidade

É o tipo de revestimento que se torna ideal para qualquer tipo de ambiente, desde o quarto até a sala de jantar. Também é encontrado em diferentes formas, tamanhos e tipos, o que o torna propício para diferentes espaços.


- Conforto Térmico

A madeira natural apresenta um ótimo desempenho térmico e ajuda a manter a temperatura em diferentes épocas do ano. Ela não absorve o calor em excesso durante o verão e não fica muito fria durante o inverno.


- Valorização

Por ser sofisticado, o piso de madeira contribui para a valorização do seu imóvel, sendo um atrativo interessante na hora da venda.


Principais Cuidados com o Piso de Madeira:


Banheiro, cozinha e área externa, precisam ter um cuidado maior com o revestimento. Como o excesso de umidade no piso de madeira pode prejudicar a sua aparência e durabilidade, não recomendamos para esses ambientes.

Em uma área externa a única opção seria o deck.


Durante a limpeza dos pisos de madeira, prefira uma vassoura com cerdas macias ou um pano levemente umedecido. A limpeza pode ser feita diariamente, porém nunca encerado.


Um piso de madeira bem cuidado tem a durabilidade de 20 a 30 anos. O ideal é que na porta de entrada sempre tenha um tapete para a limpeza dos sapatos, assim evita que risque o piso. Lembre-se: cadeira de rodinhas, malas e arrastar móveis também vão influenciar na longa durabilidade.


Gostou da nossa dica? Ficou com alguma duvida? Acompanhe nossos projetos via Instagram ou entre em contato conosco via WhatsApp.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Se você está no planejamento de uma obra, de construção ou reforma, não esqueça do cartão de visitas da casa. O Lavabo é um ambiente que precisa ser pensado para atender e agradar aos hóspedes e as pe